O Propósito Sagrado das Bandeiras de Prece

Propósitos Sagrados das Bandeiras de Prece

Notas de Tarthang Tulku Rinpoche

 

Preservadas nas tradições antigas do Dharma estão métodos sagrados para gerar energia positiva, criar harmonia na natureza, e limpar o karma acumulado dos seres. De acordo com as escrituras, preces, textos, mantras e imagens impressas sobre tecido que tremulam como bandeiras geram um poder sagrado de cura que tem um efeito por todo o ambiente e todos os seres que o habitam. Conforme a luz do sol e o vento movimentam a superfície do tecido, a energia das cores, letras e formas são transmitidas para o mundo.

 

 

A bandeira comunica sua mensagem sagrada para os elementos da terra, água, fogo, vento e espaço, que transmitem vibrações específicas por todo o cosmos. Nossos próprios corpos e mentes e todos os seres funcionam por meio da operação desses elementos. Da mesma forma, toda a variedade de ambientes habitados pelos seres vivos é criada e sustentada por esses elementos. O ambiente e seus seres dividem estes elementos de uma maneira muito íntima. Nossos corpos e mentes cresceram sob este céu, aquecidos pela luz do sol, deleitados por estas brisas, refrescados por estes rios, e sustentados pela terra.

 

 

Transmitido por meio dos elementos, o poder da fala dos Seres Iluminados inscritos nas bandeiras pode contrapor o momentum do karma, aliviando seres de ciclos repetidos de sofrimento. Estas vibrações de cura tremulando das bandeiras trazem as bênçãos de ordem e harmonia para os reinos caóticos e desordenados. Elas restauram as leis naturais que foram interrompidas inconscientemente pelos seres sencientes. Elas sustentam a vitalidade e alegria da Mãe Terra, e acalmam os espíritos agitados da natureza. Equilibrando as energias dos elementos, harmonizando interna e externamente o corpo e a mente, as bandeiras ajudam trazer benefícios para todos os seres.

 

 

O Poder Magnético dos Símbolos:

 

O modo como as imagens sagradas e símbolos operam transcende racionalidade e não pode ser explicado pela mente, mas seus efeitos podem ser percebidos. Assim como a beleza extraordinária e o carisma do Buddha impressionavam até mesmo pessoas simples quando elas O conheciam, a vibração de objetos sagrados transmite o poder dos Seres Iluminados, elevando o espírito, melhorando os sentidos, e abrindo o coração. Assim como os companheiros anteriores do Tathagata planejaram ridicularizá-lo, mas não conseguiram não se render, tão logo perceberam Sua magnificência, assim também forças hostis podem se reajustar na direção da bondade pelo poder magnético dos símbolos da Iluminação.

 

Sabemos da nossa própria experiência como um misterioso e vigoroso poder flui por meio de remédios; como a mais fina poesia, arte e música têm um efeito mágico no corpo e na mente. O gesto belo conecta-se diretamente com a consciência dos olhos ou dos ouvidos, para além das palavras simples, transportando-nos para outro reino. A beleza da natureza nos afeta de uma maneira semelhante, elevando o espírito humano acima de preocupações cotidianas e dispersando o sentido de alienação. De maneira similar, mantras, símbolos e preces comunicam suas mensagens diretamente com o coração de cada ser, harmonizando os elementos de acordo com a ordem natural.